terça-feira, 19 de maio de 2009

Da teoria à prática, da experimentação à clínica, do esboço à escultura...

"As mulheres podem tornar-se facilmente amigas de um homem; mas, para manter essa amizade, torna-se indispensável o concurso de uma pequena antipatia física."

(Nietzsche)

5 comentários:

  1. Reparem como é machista: "aS mulhereS" (plural!); "O homem" (o macho alfa, claro!) ;)

    ResponderEliminar
  2. Por vezes o machismo pode ser fruto da tradução... Está lá na mesma, mas de quem é a culpa??
    Se Nietzsche escrevia na sua língua mãe, esta também não é a versão original (que eu não entenderia...!!), mas já é ligeiramente diferente:

    "A woman may very well form a friendship with a man, but for this to endure, it must be assisted by a little physical antipathy."
    Friedrich Nietzsche

    ResponderEliminar
  3. Mais do que considerações de ordem interpretativa, certamente relevantes, importaria saber se é ou não verdade!

    O que é que uma mulher poderá dizer sobre uma ideia como essa?

    ResponderEliminar
  4. O Alemão Nietzche foi um homem de aforismos e , mais tarde , já louco , de desaforos ...
    Dizemos tanta vez " O que não nos mata fortalece-nos ! " , enquanto ele , esqueceu-se de pensar plural ( como quando falou daS mulhereS ) e escreveu " O que não me mata fortalece-me " !!
    Como exs . dos seus desaforos :
    " Nascemos póstumos " , " Deus morreu " ( ele que se dizia ateu ! ) " delicadamente mal-educado " ( que foi o que ele sempre parece ter sido ! ) . Este homenzinho escravizou a Mãe e Irmã , porque não conseguiu ( e ainda bem para a desejada ) casar com a única Mulher que pediu em casamento ( ... ) . Enfim , porque a sua obra literaria mais conhecida foi escrita em Nice , fico-me por aqui , não sem antes dizer , mais uma vez : o que não noS mata fortalece-noS !!
    BjS !

    ResponderEliminar
  5. MM, muito bom, gostei do post. Concordo, Nietzsche era parvo, para não dizer pior. O que isto diz sobre As Mulheres é vergonhoso, basicamente afirma que são interesseiras e superficiais. Algumas serão, como também o são alguns homens.
    Enfim, devaneios de alguém para quem o amor nunca passou de uma obsessão. Vidas tristes...
    Diz-se que o poeta/escritor é melhor quando morre, quando não é correspondido, quando é um génio sofredor... Por isso é que eu e a escrita não nos damos! ;)

    Agora a dúvida que se mantém é: Porquê este post, M? Kiss

    ResponderEliminar