domingo, 18 de janeiro de 2009

Coisas que nos fazem sorrir



Há quase quinze anos atrás deparei-me com um trecho de "poesia-pouco-erudita" que, de alguma forma, me vem à memória, repetidamente, nas mais diversas situações da vida:








"Sorri!
...porque mais triste do que um sorriso triste
é a tristeza de não saber sorrir!"


...assim e de uma forma inata quase impensada esboça-se um sorriso fácil nos nossos rostos :)

Ainda bem que assim é! Era isso mesmo que eu pretendia!

Porque precisamos (?) que a Lua se disponha num ângulo de x graus em relação ao Sol para sermos felizes? E que acabem os Domingos chuvosos! E que baixem os impostos! E que a igreja aprove o preservativo! E que o Bush acabe a lavar as latrinas do New York Undergroung! E que a proposta laboral da nossa vida apareça! E que, e que, e que... Assim cresce exponencialmente o mercado de livros de auto-ajuda e o número de pacientes das clínicas psicologia clínica e de psicanálise... E se pensarmos que é fácil sorrir?? E se pensarmos que ser feliz é um momento, é hoje!? Para mim (aqui e agora): o vosso sorriso!


Obrigada!

3 comentários:

  1. Acredito que ser feliz não é como atingir um patamar, ou um simples reunir de condições "perfeitas", mas sim "coleccionar" momentos de felicidade, todos os dias, com pequenas coisas... :)

    A mim já me fizeste sorrir hoje! Obrigada, amiga!

    Beijo!

    ResponderEliminar
  2. Ser solidário(a) não é apenas fazer doações ,é sobretudo compreender e ajudar ... como um cego é capaz de descrever o dia mais belo através ... de um muro completamente negro ( ou branco ! ) .
    Por Tudo o que já vivemos : Temos que continuar a sorrir , Para Sempre tua

    MM

    ResponderEliminar
  3. Esqueci-me de dizer-te que " Lágrimas e Sorrisos " ,de Ingmar Bergman , foi um dos filmes mais belos que vi . Nessa altura , como hoje , certamente ... caíu-me uma lágrima antes de Sorrir ! Obrigada por me trazeres ,também ," isto " à memória .
    Bj grande

    MM

    ResponderEliminar